Sabe aquela frase: “Eu estou tão estressada que meus cabelos não param de cair”. Ou: “Meus cabelos não param de cair, de tão estressada que eu estou”. Então, sim, essa frase não é em vão ou sem conexão.
Para você entender melhor, vou te explicar de uma forma fácil um momento da nossa fisiologia: quando estamos sendo formado, dentro da placenta, o nosso folículo piloso é formado através do tubo neural, ou seja, sim, nossos cabelos estão intimamente ligados com nosso sistema nervoso central.
Por isso, nossos cabelos são sensíveis aos gatilhos emocionais, que vão além do estresse em si. Ansiedade, tristeza, perdas ou mudanças na rotina podem ativar esses gatilhos, que atingem o folículo capilar e aceleram a fase de queda, conhecida como fase telógena.
Infelizmente, não temos total controle sobre esses gatilhos emocionais, mas podemos fazer algo para minimizar os efeitos. Cuidar do nosso emocional quando enfrentamos momentos difíceis e manter uma rotina de cuidados capilares são passos importantes para fortalecer os fios e ajudar na recuperação mais rápida, mesmo em tempos de estresse.
Eu posso te ajudar com dicas específicas para cuidar melhor do seu cabelo e do seu bem-estar emocional!