Você provavelmente já ouviu muito sobre os benefícios da cafeína para o corpo, mas você sabia que ela também pode ter um impacto positivo nos seus cabelos? Vamos descobrir como essa substância maravilhosa atua diretamente nos folículos capilares!
A cafeína, quando presente na composição de shampoos ou tônicos capilares, penetra nos folículos pilosos e desempenha um papel fundamental na estimulação da fase anágena do ciclo capilar. Essa é a fase responsável pelo nascimento e crescimento dos cabelos, e a cafeína pode ajudar a prolongá-la.
Além disso, a cafeína aumenta a proliferação dos queratinócitos, as células responsáveis pela produção de queratina, que é essencial para a estrutura dos fios. Com mais queratinócitos em ação, seus cabelos podem se tornar mais fortes e saudáveis, melhorando a espessura e diminuindo o afinamento dos fios
A cafeína também reduz a formação de radicais livres e o extresse oxidativa local, protegendo o couro cabeludo e as células do folículo piloso contra o envelhecimento precoce e a inflamação local, porque atua muito no aumento da oxigenação e microcirculação local, melhorando a chegada de nutrientes para os fios, o que é essencial para um crescimento saudável dos cabelos.
Vários estudos comprovam que a cafeína é altamente absorvível pelos folículos pilosos em formulações tópicas cosméticas. E ainda potencializa a ação de outros ativos que estejam juntos na formulação.
Para quem tem Eflúvio (queda) e Alopecia Androgenética (Calvicie), ter um produto com cafeína na sua composição vai ajudar e muito melhorar e aprimorar sua saúde capilar, diminuindo afinamento e aumentando crescimento, além de encorpar os fios.
Portanto, ao escolher produtos que contenham cafeína, você não está apenas investindo na sua rotina de cuidados capilares, mas também proporcionando um impulso extra para o crescimento e a saúde dos seus fios!